sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Galinhola no Mundo.

 
Embora para nós Portugueses a sua denominação seja bastante distinta dos nossos vizinhos espanhóis que a chamam de “Bécada” bastante semelhante aos Franceses “Bécasse”, a sonorização e o significado do nome em Português “Galinhola” não nos transmite a beleza e misticismo da melódica palavra francesa “bécasse”.
Também nós à semelhança dos espanhóis temos mais que um nome para esta ave, sendo que na zona sul nomeadamente no Algarve é chamada de “Gamarra” e, um pouco por todo o país e sobretudo na gíria dos caçadores de Galinholas é também muito utilizado o termo “Bicuda”, talvez a complexa língua de Camões não tenha um nome tão pomposo como a Bela Dama merece, já que a palavra Galinhola é no mínimo pouco adequada para os que dedicam o seu tempo a esta ave, de Bécadero em Espanha, a Bécassier em França, para Galinheiro em Português, pois seria essa a denominação correcta para um caçador de Galinholas Português, felizmente nenhum caçador gosta deste nome algo básico e a roçar o desprestigio, já que em nada tem a ver com Galinhas como dá a entender o nome, mas sim com uma nobre disciplina da caça, este facto levou à importação e adopção da palavra bécadero, pouco portuguesa mas bem mais prestigiante e acima de tudo elegante de dizermos que somos caçadores de Galinholas.
Em toda a Europa e Ásia é denominada de diversas formas, fica aqui a sua denominação comum nos vários países onde se encontra.


AR: دجاجة الأرض
CN: 丘鷸
CZ: Sluka lesní
DE: Waldschnepfe
DK: Skovsneppe
ES: Chocha Perdiz / Becada
FI: Lehtokurppa
FR: Bécasse des bois
GR: Μπεκάτσα
HE: חרטומן יערות
HU: Erdei szalonka
IT: Beccaccia
JP: ヤマシギ
KR: 멧도요
NL: Houtsnip
NO: Rugde
PL: Słonka
PT: Galinhola / Algarve Gamarra
RU: Вальдшнеп
SK: Sluka lesná
SW: Morkulla
TR: Çulluk
UK: Woodcock
UO: Вальдшнеп

Outras Galinholas no Mundo:


Scolopax mira
Habitat:
habita nas colinas arborizadas pontilhada com campos verdes de cana-de-açúcar das ilhas japonesas de Ryu-Kyu e é muito difícil de distinguir da galinhola comum.



Scolopax bukidnonensis
Habitat: habita nas Filipinas em zonas de montanha e floresta sub-tropical e tropical húmida.





Scolopax saturata
Habitat: é uma população endémica das ilhas Java e Sumatra, na Indonésia.a sua população é pouco conhecida, embora sejam vistas com maior regularidade Parque Nacional Gunung Gede Pangrango,em Java. Habita em zonas húmidas de floresta entre os 1.500 e 3.000 metros de altitude.
 
Scolopax celebensis
Habitat:
habita em matas húmidas e áreas verdes nas planícies inundadas de Sulawesi.




Scolopax rochussenii
Habitat:
é uma ave que habita em zonas interiores de floresta tropical nas montanha das ilhas Molucas, onde em períodos mais secos pode deslocar-se para zonas mais baixas a cerca de 500m de altitude.
 
 
Scolopax minorHabitat: A Galinhola Americana pode ser encontrada em florestas com áreas abertas, jovens florestas e áreas agrícolas abandonadas, com vegetação lenhosa para procurarem alimento.
Também zonas húmidas e inundadas são locais de grande predilecção para esta ave.