sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Curiosidades do pássaro.

Envolta em mitos como nenhuma outra espécie cinegética, a Galinhola há séculos que vem sendo idolatrada e desejada, de Reis que reservavam só para si o prazer de as caçar e de as degustar, de Condes do século passado que faziam dela a sua caça por excelência, de meros caçadores apaixonados e dedicados, artistas que vêem nela a mais bela musa inspiradora digna de belas obras, a investigadores e cientistas que juntamente com apaixonados caçadores, as estudam de uma forma incisiva para que esta maravilhosa ave não seja num futuro próximo alvo de um grave declínio que ponha em primeiro lugar em perigo a continuidade da espécie, mas também que ponha em causa a sua exploração cinegética.
Esta tradição secular de caça ás Galinholas e talvez pela sua mística ser tão grande, deu azo a historias e mitos, curiosidades da ave, que muitas vezes estão tão difundidas que não somos capazes de separar a realidade do mito.

O canto Nupcial da Galinhola

Galinholas cirurgiãs.
Este é o nome que mais se adequa a esta situação, porquê então este nome, certamente não é porque a ave se passeia de branco nos corredores de um Hospital, nem muito menos qual Andorinha faz os ninhos nos beirais dos mesmos, nem tampouco porque o seu bico comprido é afiado fazendo lembrar um bisturi, apenas pelo facto bizarro de se curarem a si próprias. Já foram capturadas Galinholas com uma espécie de curativo nos membros, uma mistura feita de lama, fezes com saliva e fibras naturais, que a ave utiliza para envolver as patas feridas de forma a parar a hemorragia, ou depois de seco fazendo um papel idêntico ao do gesso nas fracturas dos humanos. São estes factos curiosos que ajudam a ave a construir o seu próprio mito, talvez nem seja necessária a imaginação humana para o fazer, muitos dos factos vão além da curiosidade e da imaginação do mais atrevido dos sonhadores.

Salto de Peixe.Uma manobra evasiva sobejamente conhecido pelos caçadores de Galinholas e, demasiado insólito para os menos experientes nesta caça, o salto de peixe deixa todos pasmados, os que pela primeira vez observam este comportamento.
O nome deve-se ao facto da ave, por vezes dar um salto parecido a um peixe quando salta fora de água. Apertadas pelos cães por vezes as Galinholas dão um salto perto do cão de forma a despistar o nosso companheiro na busca, pousando a uns escassos metros do cão, com caçadores e cães experientes esta manobra não serve de muito.


O que lhe chamar!?
Não sei se tem um nome, mas um facto mais que certo são as capacidades teatrais da ave, quantos de nós que seguimos a dama de arma em punho, não nos deparamos com outra das suas manobras, que nos engana de uma forma subtil e eficaz.
Esta manobra inteligente passa-se da seguinte forma: Quando levantada e errada pelo caçador, a ave manda-se literalmente para o chão como se tivesse sido chumbada, a sua actuação é tão real e digna de um Óscar, que engana até o mais experientes dos caçadores. Com esta manobra a galinhola dá-nos a entender que foi abatida, mas o que é certo é que ao mandar o cão cobrar a ave não se encontra lá, tendo já saído a pés despistando o nosso cão, por vezes é depois levantada novamente mais á frente levantando e voando incólume provando que não lhe tocamos no outro disparo.

Um cinismo que por vezes lhe salva a vida e nos deixa a nós caçadores atónitos, procurando por vezes durante muito tempo cobrar uma ave que não está lá, são estes pormenores que nos dão toda a emoção desta disciplina.