sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estalão Setter Inglês

Estalão de Beleza e Trabalho

ORIGEM: Grã-Bretanha.
DATA DE PUBLICAÇÃO DO STANDARD OFICIAL VÁLIDO: 28.07.2009
UTILIZAÇÃO: Cão de Parar
CLASSIFICAÇÃO FCI: Grupo 7 Cães de Parar
Secção 2.2 Cães de Parar Ingleses e Irlandeses, Setter.
Com prova de trabalho.

ASPECTO GERAL - De tamanho médio, contorno claro e de aparência e movimentos elegantes.

Talhe - altura na cernelha:
Machos: 58 a 62 cm (referência pelo Estalão Francês)
Fêmeas: 55 a 60 cm (referência pelo Estalão Francês)
Nota: 65 à 68 cm para os machos e 61 à 65 cm para as fêmeas (em Inglaterra).

Temperamento - muito ativo, com forte instinto de caça. Extremamente amistoso e de boa índole.

Pelagem- Pelos desde a nuca, alinhada com as orelhas, a pelagem é longa e sedosa, ligeiramente ondulada, mas nunca encaracolada; nos segmentos próximos dos membros anteriores e posteriores, cai, bem franjada.

Cor - preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), fígado e branco (fígado belton), ou tricolor, isto é, azul belton-e-castanho ou fígado, belton-e-castanho; aqueles sem manchas grandes pelo corpo, mas salpicadas (belton) são os preferidos.

Nota da Comissão de Estalões:
"BELTON" é um termo usualmente utilizado para a descrição da pelagem característica do seter inglês.
Belton é uma vila em Northumberland. Este termo foi criado e divulgado pelo livro sobre o setter inglês escrito pelo Sr. Edward Lavarack, criador que exerceu preponderante influência no actual aspecto da raça.

Cabeça - portada alta, longa, razoavelmente seca. A distância, da ponta da trufa ao stop, é igual ao comprimento do crânio, desde o stop até o occipital.

Crânio - bem desenvolvido, oval entre as orelhas, com a protuberância do occipital bem marcada.
Stop - bem definido.
Focinho - moderadamente, profundo e bem quadrado.
Trufa - de cor preta ou fígado, de acordo com a cor da pelagem. Narinas são largas.
Lábios - devem ser, moderadamente, pendentes.
Mordedura - maxilares fortes de comprimento aproximadamente igual.
Dentes perfeitos e mordedura em TESOURA perfeita, regular e completa. Dentes superiores articulam-se sobrepostos rentes aos inferiores e dispostos em posição ortogonal aos maxilares.
Olhos - ovais e inseridos no plano da pele, brilhantes, meigos e expressivos. Cor variando entre o avelã e o marrom escuro, melhor, o mais escuro. Somente na cor fígado belton, os olhos, mais claros são aceitáveis.
Orelhas - de comprimento médio, inserção baixa, portadas caídas, rente às faces, em dobra nítida; e a ponta aveludada, a região proximal é revestida de pelos finos e sedosos.

PESCOÇO - razoavelmente longo, musculoso e seco, levemente, arqueado na nuca e, nitidamente, recortado onde ele se articula com a cabeça. Na direcção do ombro, se alarga, bem musculoso, de forma elegante e sem barbela.

TRONCO - de comprimento médio.
Dorso - curto e nivelado.
Peito - profundo no ante-peito, boa profundidade entre as escapulas. Profundo, no prumo das costelas falsas, isto é, com a caixa torácica bem desenvolvida.
Costelas - arredondadas, bem arqueadas
Lombo - largo, ligeiramente arqueado forte e musculado.

MEMBROS
Anteriores
Ombros: oblíquos e bem angulados.
Cotovelos - bem baixos, trabalhando rente ao tórax.
Antebraços - rectos e bem musculados, com ossos de secção redonda.
Metacarpos - curtos, fortes, rectos e de secção redonda.
Patas - bem almofadadas, compactas, protegidas por pêlos entre os dígitos, bem arqueados.

Posteriores - bem musculados incluindo as pernas. Longos da garupa ao jarrete.
Coxas - Longas.
Joelhos - bem angulados.
Jarretes - bem curtos e, perfeitamente, direcionados para frente.
Patas - bem almofadadas, compactas, protegidas por pelos entre os dígitos, bem arqueados.

Cauda - inserida no alinhamento com o dorso, de comprimento médio, até, no máximo, o nível dos jarretes. Bandeira ou franjas pendentes em longas mechas. As franjas iniciando logo abaixo da raiz da cauda, são maiores no segmento medial e diminuem gradualmente para a ponta: pelos longos, brilhantes, macios e sedosos, ondulados, mas não encaracolados.
Portada quase nivelada ao dorso, em subtil curva ou em forma de cimitarra, sem tendência a se elevar, com movimento vigoroso.

Movimentação - fluente e graciosa, revelando velocidade e resistência. A movimentação
dos jarretes revela forte propulsão nos posteriores, que, vistos por trás, trabalham aprumados.
Cabeça portada naturalmente alta.

O Galope é amplo, suave, elegante, rápido, nem nervoso nem impetuoso, mas fluído e flexível, rasante e próximo do solo. O dorso permanece horizontal, aparentemente imóvel. A cauda fica posicionada no prolongamento da coluna vertebral, sem agitar, com tendência a permanecer baixa, em forma de cimitarra. Nas mudanças de direcção, esta pode funcionar como pêndulo. Nas mudanças de velocidade, pode variar de altitude e nomeadamente elevar-se nos abrandamentos.

O Porte de cabeça fica posicionado no prolongamento da linha dorsal ou ligeiramente acima deste. Nos exemplares que têm um porte de cabeça “em forma de martelo”, este defeito torna-se inestético, mas pode ser compensado por uma posição excelente do pescoço. A cabeça é móvel e sempre em busca da emanação, podendo esta característica causar mudanças durante a busca.

A Busca do Setter Inglês é naturalmente cruzada, ampla, permitindo uma exploração subtil do terreno disponibilizado. O treino permite aumentar a sua amplitude. A busca do Setter Inglês não é rectilínea nem rígida, serpenteando ligeiramente com facilidade e inteligência nos lances.

A Paragem Assim que o Setter Inglês entra no campo de uma emanação, todo o seu corpo se baixa e fica ainda mais próximo do solo. Apenas a cabeça e a trufa permanecem elevadas e acima da vegetação. Seguidamente, retoma o cone da emanação, por vezes através de passos rápidos e bruscos, o mais directamente possível, abrandando a sua velocidade, prudente e desconfiado, mas com os músculos contraídos, por uma tensão extrema, como um felino, tentando através desta acção insidiosa aproximar-se o mais possível da peça de caça.
Se. se aperceber da ausência de caça, ele retoma então a sua busca e o seu galope habituais.
Se, pelo contrário, se certificar da presença de caça, abranda cada vez mais e fica petrificado na paragem, com o focinho expressivo, os olhos brilhantes, a cauda esticada acompanhando a linha dos rins, mas mais elevada e um pouco mais arqueada que no galope. Se a subida da emanação for demorada, a paragem pode ser elevada uma vez que a emanação se encontra muito distante do cão. Pelo contrário, uma emanação mais próxima e súbita provocará uma paragem muito mais rasante e próxima do solo. A acção felina observa-se particularmente em terreno descoberto pois o Setter Inglês tem medo de ser visto pela caça. Pelo contrário, com vento favorável numa vegetação suficientemente desenvolvida, a paragem pode ser efectuada de pé, com as articulações pouco flectidas.

O Deslizar é uma das características da raça. Quando a peça tenta fugir apeada (ou após a paragem à ordem do condutor), o Setter Inglês segue-a (ou aproximar-se desta) numa acção excepcional concentrando toda a sua vontade em não perder o contacto a fim de a bloquear, tal como um felino.
A Paragem por simpatia do Setter Inglês corresponde à imagem da sua personalidade: fluída, flexível e frequentemente correspondente ao estilo das suas paragens.

Faltas: Qualquer desvio dos critérios acima mencionados considera-se uma falta e a sua gravidasde é considerada conforme o grau do desvio do padrão e suas consequências sobre a saúde e o bem-estar do cão, e a capacidade do cão de realizar a sua tarefa tradicional.

DESQUALIFICAÇÃO E FALTAS:
• Agressividade ou extrema timidez.
• Qualquer cão mostrando sinais claros de anormalidades físico ou comportamental deve ser desclassificado.
FCI-St. No. 2 / 28.10.2009
6
N.B .:
• Os machos devem ter dois testículos de aparência normal, completamente descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• Somente cães funcionais e clinicamente saudáveis, com a conformação típica da raça, devem ser usados para reprodução.