quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Cão de Galinholas.

Um generalista, um especialista, o que deve ser um cão de Galinholas, quais as características de um chamado “Super Cão” de Galinholas, quais as características que o podem diferenciar dos cães normais, será um Cão de Galinholas de topo apenas capaz de caçar à Dama, ou também ele é um generalista, são estas e outras perguntas que muitos caçadores se questionam.

Quando falo de um cão de Galinholas, obviamente falo sempre num Cão de Parar, das possíveis e várias maneiras de caracterizar um Cão de Galinholas, a minha é obviamente muito pessoal, diferente mas talvez tão igual a muitas outras, caracterizadas por outros apaixonados por este grande protagonista, o cão.
Um cão de Galinholas tem de ser um sentimentalista, também ele, um apaixonado, um artista e acima de tudo um grande especialista.
Um Cão de Galinholas, será um feliz eleito quem sabe escolhido através de nós por uma mão divina, que o separa dos demais para ter uma vida repleta de emoções e jornadas de sonho.
Desde cachorro que alguns cães das mais variadas raças demonstram algumas características que nos levam a sonhar e a projectar num determinado cachorro um futuro promissor como Cão de Galinholas, talvez um olhar mais atento, uma brincadeira descuidada no campo nos faça despertar a impressão que temos ali algo diferente capaz de vir a ser o nosso futuro companheiro com que sempre sonhamos, ou o mais recente aprendiz da mais bela disciplina da caça, irá quem sabe igualar as prestações do nosso velhinho companheiro, que por nosso egoísmo ou falta de sucessor lhe prolongamos a carreira.
Cuidamos dele como se do Enviado se tratasse, treinamos sempre que podemos, ou investimos num treino com um profissional, muitas vezes fazemos por ele o impensável, mas sempre com a forte convicção que será ele o digno sucessor.
O que esperamos dele então? Esperamos que seja um cão impetuoso, dinâmico, mas ao mesmo tempo calmo e concentrado na presença da ave, dedicado e delicado na abordagem, mas forte no campo, de excelente nariz, pois muitas são as vezes que tem de trabalhar sem o precioso auxilio do vento ou com ele pelo lado menos favorável, o sentido de adaptação tem de ser elevado.
Um cão sem medo de entrar em matos fechados, capaz de nos trabalhar uma bicuda e bloqueá-la de forma segura nos locais mais inóspitos do bosque e, depois cobrá-la em zonas complicados, onde na maioria das vezes não a vê sequer levantar e muito menos sabe onde caiu, sair para cobrar na direcção do tiro é um factor importante e determinante para reavermos a nossa peça abatida, este aspecto importante terá de ser treinado e aperfeiçoado na altura devida.
O treino não é de todo diferente dos demais cães de Parar, apenas mais incisivo em zonas mais fechadas há semelhança do que irá encontrar em terrenos típicos onde a Dama domina.
As perdizes são um importante passo, as codornizes é discutível, isto porque obrigam e ensinam a seguir de rasto e nariz no chão, e permitem mostras muito perto, desadequado às Galinholas, mas quando passa para o nível mais exigente, esta ou estas espécies já são um passado na sua aprendizagem onde tirou o doutoramento com distinção.
O nível seguinte é caçar em zonas fortes e de preferência em presença do maior número de Galinholas, para que ganhe a máxima experiência e comece a entrar no espírito da nova disciplina e entregue o seu coração à Dama.
A partir daqui a cada lance o nosso cão melhora a olhos vistos, deixa-se dominar pela paixão e entrega-se de corpo e alma em cada lance, rejubila de alegria sempre que lhe colocamos o chocalho, nós sentimos que por fim fomos recompensados pela dedicação e esforço que empreendemos.
Estas doces palavras são a síntese do que teoricamente é um cão de Galinholas, mas nem sempre um cachorro que nos pareceu promissor será no futuro um bom cão de galinholas, mas se é assim tão complicado conseguir-se um bom cão de Galinholas, qual é o segredo?
Não sei se há um segredo para um bom cão de Galinholas, talvez haja uma potencialidade, uma característica comum a todos os bons cães de Galinholas, uma delas e que é determinante, é a capacidade de entrega, pois um bom cão de Galinholas tem de ter uma entrega e uma paixão acima da média, as várias jornadas longas e duras sem a presença de uma bicuda apenas são suportadas por cães muito apaixonados e cientes ao que andam, têm de ter a força de caçar com o mesmo empenho de manhã à noite, palmeando terrenos duros sem sentir uma única bicuda, mas sempre com a mesma determinação, empenho e acima de tudo concentração, num momento inesperado pode sentir uma emanação e tem de conseguir calmamente trabalha-la e completar o lance com uma bela paragem.
Resumindo então, quais os pontos principais que deve ter um cão de Galinholas, força de vontade, a paixão pela ave. Muitos de nós temos a consciência correcta que há cães verdadeiramente apaixonados pelas Galinholas, cães que fazem também eles desta ave a sua escolha e a sua caça, muitos até que são medianos cães de codornizes e de Perdizes, mas que aqui se superam. Portanto a Paixão e concentração constantes são os pontos principais, dadas as características da disciplina.
Será um cão generalista pior que um cão especialista?
Não sei se esta pergunta tem razão de ser, mas a resposta é simples, para o caçador comum um cão generalista é tudo, pois completa-o e complementa-o, para um caçador também ele especialista, um cão tem ou deve também ele ser pelo menos nas Galinholas um especialista, os abates são reduzidos, os lances são poucos comparativamente com outras espécies e, um cão especialista faz a diferença, encontra pássaros onde outros nada sentem, vai buscar uma galinhola naquele cantinho que outros cães não se atrevem a lá ir, é a diferença mais visível, muitos cães não têm a capacidade de entrega para fazer um dia inteiro a caçar nas estevas e tojos sem sequer sentir nada, pouco depois esmorecem abrandam o ritmo e, quando surge a oportunidade de um lance tão esperado, estão desconcentrados e metem as galinholas em fuga, muitas vezes sem sequer o caçador se aperceber. Por isso confiar no cão é algo fundamental, saber que às 8 da manhã ou às 4 da tarde se o cão der com um pássaro tem a capacidade de o trabalhar e dar à morte ao seu companheiro. Aqui não são permitidos individualismos, quer por parte do cão quer do caçador, é acima de tudo um trabalho de equipa, os dois têm de saber que são ambos importantes para haver um cobro, o cão deve ser independente o suficiente, mas saber no meio de tanta independência onde está a arma, trabalhar para ela, e o caçador deve saber ler os sinais do cão, mas isso são outros predicados que ficam para outro artigo.
Aqui não são aceites cães de fraca paragem, de faca entrega, de fraca paixão, e em especial desligados da arma e que tenham dente duro, pois a delicadeza da ave e o facto de se comer as entranhas e destas serem uma iguaria, carece-se de cães de dente doce e que cobrem magistralmente.
Estes são alguns pontos de elevada importância num Cão de Galinholas.