sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

O Sabor da Dama.

Outrora exclusiva de ser degustada por Reis e Nobres, nos tempos que correm é degustada apenas com prazer por, caçadores ou verdadeiros apreciadores com carteiras abastadas, que podem pagar verdadeiras fortunas por uma refeição de Galinhola num ou outro exclusivo e requintado restaurante, que faz desta ave um prato de elaborada preparação e de finíssimo aspecto que embeleza uma mesa e distingue uma carta de menu.

Este espaço é dedicado ás inúmeras receitas de confeccionar Galinholas, vamos aqui trocar ideias sobre às formas diferentes de preparar um bom prato de Galinhola.

Venham de lá essas receitas.

4 comentários:

LUIS NOVAIS disse...

Ingredientes:

• 4 Galinholas
• 1 Colher de sopa de banha de porco cazeira
• Azeite de boa qualidade
• 1 copo de vinho branco da Meda
• 1 cálice de vinho do Porto da Meda
• 4 Dentes de alho;
• 2 ou 3 Colheres de sopa de cebola finamente picada
• 3 Ovos
• 3 Chávenas de miolo de pão
• Sal grosso e pimenta


Preparação:

Preparam-se as galinholas, reservando as tripas que são comestíveis. Temperam-se com sal grosso e pimenta branca.
Pica-se a cebola e os dentes de alho e refogam-se com uma colher de banha o azeite, e as tripas cortadas em bocadinhos. Tempera-se com sal e pimenta e depois de o refogado estar bem apurado deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se os ovos e o miolo de pão, mexendo bem.
Recheiam-se as galinholas com o preparado anterior e cosem-se as aberturas com uma agulha e linha de culinária para que o recheio não saia.
Colocam-se as galinholas num tacho com algum azeite o vinho do Porto e o vinho branco. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer até estarem louras e o molho bem apurado.
Servem-se com batata frita aos palitos e esparregado de nabiças.
Há quem abra e lave as tripas da galinhola, no entanto é normal comê-las com o «recheio» que é apenas um líquido comestível.
Para acompanhar um bom vinho tinto.
Maior dificuldade deste prato… caçar “as damas do bosque”

Luís Novais

LUIS NOVAIS disse...

GALINHOLA À BEIROA

Esta receita de galinha à beiroa é sem dúvida a receita de galinhola mais portuguesa. A utilização dos bifes de vitela é facultativa, mas se não forem usados deve aumentar-se a quantidade de presunto.

Tempo de Preparação: 2h. 30m.

Tempo de Cozedura: 40 minutos



INGREDIENTES (4 - 6 pessoas)

. 3 galinhas
. 200g de manteiga
. 3 bifes de vitela
. 3 fatias de presunto gordo
. 2 cebolas pequenas
. 2 cenouras pequenas
. 3 dl de vinho branco
. 2dl de vinho do Porto
. 2 dentes de alho
. Caldo de carne, sal e pimenta q.b.
. 6 fatias de pão saloio
. Manteiga q.b.



RECHEIO :

Miúdos e tripas das galinholas :

. 100g de toucinho fresco
. Miúdos de 2 frangos
. 100g de banha
. 100g de manteiga
. 1 dente de alho
. Sal e pimenta q.b.

Pise num almofariz 1 alho e a manteiga, sal e pimenta. Com esta mistura esfregue as galinholas depenadas, esvaziadas e chamuscadas. Refogue na banha e na manteiga os miúdos e tripas das galinholas, o toucinho e miúdos dos frangos, tudo picado, e o alho esmagado. Recheio as galinholas com este preparado e cosa as aberturas com linha forte.

Introduza numa caçarola os bifes de vitela, as tiras de presunto, as cebolas e as cenouras às rodelas, pimenta e as galinholas colocadas lado a lado. Regue-as com o vinho branco, o vinho do Porto e caldo. Deixe-as cozinhar brandamente, mantendo a caçarola tapada. Em estando prontas, disponha as aves e as carnes numa travessa aquecida, regue-as com o molho passado pelo passador e sirva muito quente acompanhado com as fatias de pão frito em manteiga.

Luis Novais

Rui Magro disse...

Galinholas "á la Blogue"

Ingredientes:

. 4 Galinholas
. Gelo qb
. 1 Garrafa Martini Rosso
. 1 Limão
. 1 PC c/ acesso á net
. 1 TV c/ DVD caça
. 2 Esposas c/ tendência culinárias
. 2 AMIGOS CAÇADORES


Numa cozinha liga-se o PC, e visualiza-se a pagina "http://abeladama.blogspot.com/" do Blog do Jorge Silva, no separador de receitas, os dois amigos caçadores levam a garrafa de Martini,o limão e o Gelo para a sala e vão visualizando o DVD de caça, deixando as duas mulheres na cozinha com os restantes ingredientes.
Fecha-se a porta da cozinha. Passadas 2 horas abres-se a porta e abanca-se na mesa na companhia das 6 "Damas".

Bom Apetite e Feliz Natal
Após
v

Jorge Silva disse...

Ingredientes
Galinhola: 4
Banha: 3 colheres de sopa
Vinho branco: 4 dl
Alho: 2
Cebola: 2 colheres de sopa
Ovo: 3
Pão: 3 chávenas almoçadeiras
Sal: q.b.
Pimenta: q.b.

Preparação
Preparam-se as galinholas. Temperam-se com sal e pimenta. Picam-se a cebola e o dente de alho e refogam-se com uma colher de banha, juntam-se as tripas cortadas em bocadinhos (depois de abertas e bem lavadas). Tempera-se com sal e pimenta e depois de o refogado estar bem apurado deixa-se arrefecer um pouco e junta-se-lhe os ovos e o miolo de pão. Recheiam-se as galinholas com o preparado anterior e cosem-se as aberturas com agulha e linha para que o recheio não se escape. Colocam-se as galinholas num tacho de barro com a banha que resta e o vinho branco. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer até estarem bem louras e o molho bem apurado. Servem-se com puré de batata e esparregado.